
2ªDivisão arranca com 54 equipas com um sonho comum
A 2ªDivisão AF Porto é a divisão que tem mais equipas, 54 no seu total divididas por 3 série de 18 equipas cada por região geográfica do distrito do Porto, na qual analisamos de forma geral por série. Será uma competição muito exigente e intensa em a subida será para um grupo restrito de emblemas.
A série 1 mais a litoral, é composta maioritariamente pelas equipas B. Nesta série de 18 equipas apenas Gervide, Marechal Gomes da Costa, Águias de Gaia, Gatões, Sporting da Cruz e Ventura são equipas principais. A competição poderá ser um carrossel na classificação, uma vez que as alterações nas equipas B poderá criar resultados de semana a semana muito imprevisíveis.
Na série 2, destacamos desta vez as equipas de Paços de Ferreira em que o 1º Maio Figueiró será um dos candidatos a lutar pela subida, sendo um dos objetivos do clube.
O Codessos começa com um dérbi fora de portas diante do Frazão, será importante acompanhar para perceber o patamar dos dois emblemas neste arranque de campeonato.
O Leões de Seroa também começa fora de portas, a equipa as Seroa irá procurar continuar a subir a sua competitividade e em casa será uma equipa muita difícil de bater.
O Raimonda começa com a deslocação ao São Pedro de Fins, a formação raimondense irá querer regressar novamente à 1ª Distrital e é apontada como uma das equipas candidatas mas terá de ser regular e em casa deverá ser a sua fortaleza..
O Freamunde B, será uma incógnita mas a reformulação do plantel poderá trazer um Freamunde de subida, sendo esse o objetivo, uma vez que na última época o objetivo ficou muito aquém do esperado.
Na série 3, destacamos as equipas de Lousada e Penafiel.
Das equipas de Lousada participantes, Lagoas, Pienses, Nevogilde e Lodares consideramos a mais capazes para poderem lutar pelos primeiros lugares mencionamos Pienses e Nevogilde, mas mesmo assim a tarefa não será na fácil perante a concorrência. Os Pienses agora liderados por Joel Mendes será uma das equipas a ter em conta em que a experiência e capacidade do técnico poderá fazer a diferença. O Nevogilde todos os anos sofre alterações no plantel e estabilidade será uma dos fatores importantes para o clube subir patamares, a exigência externa terá de ser correspondida dentro de campo.
O Lodares e Lagoas terão de melhorar muito face ao que aconteceu na Taça AF Porto. As duas equipas não tem conseguido elevar o nível e caso não invertam o paradigma das últimas épocas arriscam-se a andar como últimos da última divisão.
Em Penafiel temos quatro clubes, Rans, Croca, Paço de Sousa e Rio Mau. O campeonato começa logo com um dérbi entre Rio Mau – Paço de Sousa. Ambos os conjuntos querem entrar bem e fazer uma época melhor que a passada, não são considerados candidatos aos primeiros lugares.
O Rans e Croca esses sim são candidatos a estar entre os primeiros classificados, na qual a regularidade de resultados será determinante numa competição com tantos jogos e ambas a jogar em casa são muito fortes.
Texto: Luís Leal
Anexos:
Data de publicação: 2022-09-23

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.