
LIGA CAMPEÕES 0-4 LIGA EUROPA
Portugal é o único país com 4 emblemas na Liga Europa, sendo que não tem nenhum representante na Liga dos Campeões.
Esta semana, ficou fechada a fase de grupos das duas principais competições de clubes da Europa (Liga Campeões; Liga Europa), dos cinco emblemas em competição, quatro continuam em prova.
O Benfica único emblema português na Liga Campeões não conseguiu seguir para a fase a eliminar da prova principal, terminando no terceiro lugar do grupo e segue para a Liga Europa. Em mais uma participação abaixo das expetativas a equipa encarnada, que só na última jornada conseguiu minimizar a campanha europeia ao se apurar para a Liga Europa.
Dos quatro emblemas da Liga Europa em competição (FC Porto; Sporting CP; SC Braga; Vitória SC) só os vimaranenses não conseguiram seguir em frente.
O FC Porto conseguiu o apuramento na última jornada, da fase de grupos cheia de sobressaltos dos azuis e brancos, que na última jornada venceram, mas voltaram a não convencer. O primeiro lugar do grupo ficou apenas assegurado pelo empate do Rangers em casa.
O Sporting garantiu o apuramento na penúltima jornada, mas a derrota na Áustria frente ao LASK Linz deixou os leões na segunda posição e perderam o estatuto de cabeça de série no sorteio.
O SC Braga foi a equipa lusa que apresentou com melhor rendimento, o apuramento na primeira posição permite à equipa arsenalista ser cabeça de série no sorteios dos 16 avos de final. A equipa de Sá Pinto continua imaculada nas competições europeias, treze jogos sem conhecer o sabor da derrota, uma prestação diferenciada relativamente às competições nacionais.
O Vitória de Guimarães foi o emblema que merecia um pouco mais, é a única equipa portuguesa a não seguir em frente. O emblema vimaranense nos seis jogos somou cinco pontos, mas teve prestações positivas em todos os desafios. Apesar do não apuramento, valeu pela critica internacional os melhores elogios, o seu futebol positivo e da qualidade apresentada a cada jogo. Despediu-se das competições europeias com um triunfo na Alemanha, em que o ressalto desta vez presenteou os comandados de Ivo Vieira.
No balanço da participação lusa até ao momento poderemos afirmar , que somos um pais de futebol de Liga Europa e não de Liga Campeões. De campeões só a nossa seleção, essa consegue equilibrar-se perante os outros países. A responsabilidade e “obrigação” dos clubes ainda presentes em prova passa pela conquista do troféu.
Texto: Luís Leal
Data de publicação: 2019-12-13

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.